segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Nuno Álvares Pereira, o Galaaz de Portugal

«Nascido em 1360, na adolescência sonhava ser o novo Galaaz, influenciado pelas novelas de cavalaria, que muito gostava de ler. A crise dinástica de 1383-1385 dá-lhe oportunidade de provar que ser Galaaz era, muito mais do que sonho, uma realidade. Sê-lo-ia, antes de mais em nome da Pátria, na qualidade de Condestável do Reino, em defesa da independência nacional e da unidade católica da Igreja.»
Pinharanda Gomes em S. Nuno de Santa Maria - Nuno Álvares Pereira.

O lançamento da mais recente obra de Pinharanda Gomes, há cerca de um mês atrás, parece ter passado um pouco à margem do grande público. 
Esta não é, de modo algum, a primeira vez que este pensador do Sabugal, membro de movimento da Filosofia Portuguesa, escreve acerca do Santo Condestável. Tendo sido membro da Comissão Histórica do Processo da Causa da Canonização do Beato Nuno de Santa Maria, Pinharanda Gomes tinha já anteriormente reunido e publicado pela Zéfiro, em Março de 2009, uma antologia de documentos e estudos, da autoria de vários autores, subordinados à espiritualidade de Nun'Álvares Pereira. Neste novo livro, o autor procura contribuir, uma vez mais, para a divulgação da vida e obra de uma das mais influentes figuras da História de Portugal, canonizado há cerca de ano meio atrás pelo Papa Bento XVI.  
Com um posfácio de João Bigotte Chorão, intitulado Pinharanda Gomes ou o Espírito da Letra, fica feita a sugestão para conhecer esta obra, de um dos mais velhos discípulos vivos dos mestres Álvaro Ribeiro e José Marinho, editada pela recém-criada Pegada do Yeti que tem em Nuno Álvares Pereira, o Galaaz de Portugal a primeira publicação do seu catálogo.
O livro encontra-se disponível para venda a um preço de 15€, podendo ser encomendado directamente à editora através do seguinte endereço de correio electrónico: apegadadoyeti@sapo.pt

Capa de Nuno Álvares Pereira, o Galaaz de Portugal da
autoria de Pinharanda Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário