Aprecie-se ou não esta iguaria, na noite de Natal, há um prato que não pode falhar à mesa de qualquer família portuguesa. Estamos obviamente a falar das postas de bacalhau cozido com batatas e legumes, regados com vinagre e bom azeite nacional. Preparamos por isso uma lista de ingredientes necessários, bem como a forma de confeccionar este prato. Contudo, antes de prosseguirmos para o desvendamento da receita desse tesouro-real da gastronomia portuguesa, gostaríamos apenas de lembrar os mais distraídos que, a fim de não comerem o bacalhau salgado, devem pensar em começar a colocar as vossas postas de molho.
Prato de bacalhau cozinho, acompanhado por batatas, ovo, couve e cenoura. Uma verdadeira iguaria a ser degustada após devidamente condimentada com um pouco de pimenta e regada com azeite e vinagre. |
Lista de ingredientes (para 4 pessoas)
- 4 postas de bacalhau demolhado;
- 4 batatas grandes;
- 1 couve portuguesa grande;
- 1 ou 2 cenouras;
- 4 ovos;
- 4 dentes de alho;
- 2 dl azeite;
- 1 col. chá de vinagre;
- Sal e pimenta q.b.;
- 1 folha de louro.
Modo de preparação
1º Passo - Coloque o bacalhau num recipiente que tenha tampa. Leve ao lume uma panela com água, louro e 3 dentes de alho. Quando ferver deite em cima do bacalhau. Tape-o e deixe-o em repouso 45 minutos.
2º Passo - Descasque as batatas e as cenouras. Escolha e lave bem a couve.Ponha numa panela água temperada com sal e quando levantar fervura deite a couve. Retire-a quando estiver tenra, escorra-a e reserve-a, mantendo-a quente. Coza nessa água as batatas junto com as cenouras. Coza os ovos durante 8 minutos.
3º Passo - Entretanto, aqueça o azeite com o alho que restou. Disponha numa travessa ordenadamente, batatas, bacalhau, couve e os ovos partidos ao meio. Regue com o azeite que aqueceu e sirva quente.
Bom apetite e um Feliz Natal para todos.
Camarada, Já lhe disse antes, mas aproveito para repetir o prato aqui no seu blog: Feliz Natal para si e para os seus queridos; que os seus sonhos se realizem e que as suas preocupações se dissipem.
ResponderEliminarAh!, não se esqueça de comer uma fatia, ainda que pequena, do Bolo Rei. Se não o fizer Camões não o perdoará.. nem eu!
Estimado amigo, faço meus os seus votos. Desejo um Santo e Feliz Natal a si e a toda a sua família.
ResponderEliminarQuanto ao bolo-rei, se o problema reside no receio deste ficar intacto, não se preocupe, alguém irá, certamente, comer as minhas fatias.
Um abraço de fraternidade Cristã e até breve!
Fica-me a dever essa, meu caro amigo! O Bolo Rei é a hóstia que consagra a espiritualidade do momento.
ResponderEliminarAceito esse abraço caloroso de braços bem abertos, tendo, contudo, um martelo e uma foice em cada mão! ;)
Estou certo que será para combater o comunismo! ;)
ResponderEliminar..espero que não haja incoveniente em que o meu bacalhau ter sido grelhado com batatas ao murro..seja no tubérculo ou na ideologia..
ResponderEliminarNão abusando no atlantismo, desde pequeno que à minha mesa na consoada temos perú :) açorianices.
ResponderEliminar