sábado, 11 de junho de 2011

"Histórias Globais" de Lisboa a Nagasáqui (1550-1639)

«Em 1582, existem 45 jesuítas europeus a viverem no Japão, tendo sido ordenados padres 30 japoneses. Nesse mesmo ano, informaram Roma de que havia 150000 convertidos. Jovens estudantes, japoneses foram para universidades jesuítas, em Goa, e Macau, onde demonstraram gosto e aptidão impressionantes para a música barroca europeia. No Japão, onde existia um comércio florescente, mercadores portugueses radicaram-se ali em tão grande quantidade que fundaram e constituíram a cidade de Nagasáqui. Um dos mais importantes contributos foi dar a conhecer o mosquiteiro aos japoneses, que o passaram a usar com entusiasmo e efeitos comprovadamente benéficos. Criaram as primeiras fábricas de armas de fogo no Japão, para onde levaram o trabalho de fundição da Europa, as especiarias da Índia e a seda da China. Enriqueceram a língua japonesa com novos termos. Assim, por exemplo, obrigado, em português, tornou-se origato (sic) e o pão, que até aí era desconhecido pelos japoneses, ficou conhecido como pan. Os portugueses introduziram o método de cozinhar peixe em tempura, continuando este a ser o fast food preferido do Japão. Mostraram aos japoneses como se constrói em pedra, o que evitou danos mais graves, ainda que horríveis, aquando do lançamento da bomba atómica sobre Nagasáqui, em 1945.»
Martin Page em A Primeira Aldeia Global.

(Clicar para ampliar.)

Realiza-se no próximo dia 15 de Junho, pelas 18:30, no auditório do Centro Científico e Cultural de Macau a sexta conferência do ciclo Relações luso-italianas nos séculos XV-XVIII: balanço e novas linhas de investigação no âmbito da celebração dos 150 anos da União de Itália.
Intitulada “Global Histories”: Roma, Lisbona, Goa, Macao, Pequino, Nagasaki 1550-1639, esta comunicação ficará a cargo de Angelo Cattaneo, do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e Universidade dos Açores (UAç). A entrada é livre.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante este post. Parabéns!
    Fico feliz por acompanhar a Nova Casa Portuguesa!
    Abraço
    Domenico Condito
    Presidente da "Associazione Culturale Luís de Camões”

    ResponderEliminar
  2. Caro Domenico Condito,

    Muito obrigado pelo seu simpático comentário a este espaço que, tal como o vosso, procura desinteressadamente promover a cultura lusíada nas suas mais variadíssimas formas e manifestações.
    Parabéns também à "Associazione Culturale Luís de Camões" pelo magnífico trabalho desenvolvido, não só na promoção da cultura portuguesa, como das relações luso-italianas. Uma temática que de resto nos é bastante cara.

    O vosso trabalho passou também a ser acompanhado de perto, pelo que poderão sempre contar com a nossa amizade e colaboração.

    Um abraço fraterno,

    Nova Casa Portuguesa

    ResponderEliminar