sexta-feira, 24 de junho de 2011

Informação, Diversão ou Deformação?

«O "pacto" estabelecido entre o homem contemporâneo e a tecnociência visa a ultrapassagem das limitações da organicidade, apontando para a construção de um ser híbrido "pós-biológico", misto de corpo humano e artifício técnico. A informática, as telecomunicações e as biotecnologias alimentam o sonho neognóstico da "pós-evolução": através delas, o homem "pós-biológico" almeja desvincular-se das restrições espaciais e temporais ligadas à sua materialidade orgânica, para atingir a virtualidade e a imortalidade.»
 Júlio Mendes Rodrigo em Summa Techno(I)Logicae.

(Clicar na imagem para ampliar.)

A sociedade da informação possibilita um acesso célere e praticamente ilimitado ao conhecimento, potencializando o processo educativo de crianças, jovens, adolescentes e adultos. Contudo, para além de todos os pontos positivos que nela possamos encontrar, não devemos descurar os perigos constituintes do lado negro desta mesma realidade. A questão da literacia ao nível dos mass media, assume-se hoje como um dos principais desafios do mundo ocidental, revelando-se um factor imprescindível à criação de uma sociedade livre e segura.
Será nesse âmbito que Júlio Mendes Rodrigo apresentará uma comunicação intitulada Informação, Diversão ou Deformação? já no próximo dia 28 de Junho, pelas 21:00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Lordelo.
A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário