segunda-feira, 6 de junho de 2011

Concerto de Polifonia Portuguesa em S. Gonçalo de Amarante

A Fundação Cupertino de Miranda criou em meados de 2009 a Cappella Musical Cupertino Miranda, de forma a divulgar o enorme património constituído pela rica tradição polifónica portuguesa, datada dos séculos XVI e XVII. Constituído exclusivamente por membros com formação específica nesta área musical, este grupo procura promover a polifonia renascentista portuguesa, divulgando a importante e intemporal obra de compositores como Duarte LoboPedro de Cristo, Filipe de MagalhãesManuel Cardoso, entre outros, levando a sua música a ecoar de novo em igrejas e mosteiros espalhados pelo Norte de Portugal.
Num país em que vozes incultas procuram ensinar-nos erradamente que todos os bons compositores vêm de fora, dando raramente a conhecer o nosso enorme contributo para a música ocidental e mundial, o esforço da Cappella Musical Cupertino Miranda torna-se ainda mais digno e urgente de ser admirado e apoiado. 
Assim, aproveitámos para convidar todos os interessados a comparecerem e assistirem, no próximo dia 11 de Junho, pelas 22h, a um espectáculo raro de música coral renascentista portuguesa, a realizar-se na famosa Igreja de São Gonçalo de Amarante, localizada em pleno centro histórico amarantino, junto às margens do rio Tâmega. Um cenário deverás perfeito para uma viagem no tempo através da sacralidade da música de alguns dos nossos mais distintos compositores. A entrada é livre.

(Clicar na imagem para ampliar.)

1 comentário: