quinta-feira, 26 de abril de 2012

Celebrações do centenário do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga

Aspecto particular da exposição A Invenção da Glória: D. Afonso V e as
Tapeçarias de Pastrana
, exibida em 2010.

Fundado em 1912 por figuras de grande prestígio nacional e internacional, o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA) tem como objectivo apoiar a actividade do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) no plano material e financeiro, tendo sido o primeiro neste género a constituir-se em Portugal. Desde a sua criação tem prestado ao MNAA e ao país assinaláveis serviços, contribuindo para a aquisição de obras de arte e para a valorização da biblioteca do Museu.
Assim, de forma a celebrar o primeiro centenário deste grupo, organizou-se uma série de actividades que ao longo do ano irão marcar esta efeméride, já a partir de amanhã. A Nova Casa Portuguesa aproveita assim esta oportunidade para desejar os parabéns ao GAMNAA, expressando toda a sua gratitude pelo trabalho desenvolvido, assim como para divulgar o programa constituinte das celebrações. 

Programa

DIA DO CENTENÁRIO – 27 DE ABRIL DE 2012

11:00 - Na Biblioteca do Museu (entrada pela Rua das Janelas Verdes): Lançamento do Postal dos CTT comemorativo do Centenário, com carimbo especial da data.

20:30 - Concerto de Katia Guerreiro (entrada pela Rua das Janelas Verdes). Antes do concerto será servida uma taça de espumante em celebração do Centenário. Os bilhetes têm um custo de 30€ e encontram-se à venda nas portarias do Museu.

CONVERSAS COM… 
(Série de encontros entre várias personalidades e algumas peças do Museu)

16 de Maio, 18:00 - Conversa de Manoel de Oliveira com os Painéis de São Vicente e visionamento da curta metragem Painéis de S. Vicente de Fora,  Visão Poética de 2010.

18 de Julho, 18:00 - Conversa de Mário Soares com a Salomé, de Lucas Cranach, o Velho. (Sujeito a confirmação).

19 de Setembro, 18:00 - Conversa de Marcelo Rebelo de Sousa com as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch.

17 de Outubro, 18:00 - Conversa de João Lobo Antunes com o S. Jerónimo, de Albrecht Dürer.

21 de Novembro, 18:00 - Conversa de Eduardo Lourenço com o Retrato de S. Sebastião, de Cristóvão de Morais.

19 de Dezembro, 18:00 - Conversa de D. Manuel Clemente com O casamento místico de Santa Catarina, de Murillo.

Para mais informações ligar para o número 213973237, ou escrever para amigosmnaa@gmail.com.

1 comentário:

  1. Isto é um programa absolutamente tentador... Não há um único dia ao qual se possa torcer o nariz. Excelente iniciativa e muito obrigado pela divulgação!

    ResponderEliminar