«Deu-nos, a revelação da Saudade, o conhecimento da essência espiritual da nossa Raça, na sua íntima figura extática e nas suas exteriores e activas qualidades. Logicamente nos dará também o conhecimento do seu profundo sonho secular, cada vez mais despido da originária névoa encobridora e mais alumiado nas suas formas definidas.»
Teixeira de Pascoaes em Arte de Ser Português.
«El héroe, pues nace em todos los tiempos, bajo diversas formas: héroe libre, caballero, soldado. No desarrolla el hombre en estos tiempos, seguramente, menos esfuerzo y coraje, que en los tiempos heroicos, pero han nacido nuevas virtudes y otras han muerto.»
(Clicar na imagem para ampliar.) |
Inaugura-se hoje, pelas 19:00, na Fundación Vicente Risco, em Allariz (Galiza), a exposição Do Saudosismo ao Atlantismo: De Teixeira de Pascoaes a Vicente Risco. Procurando chegar ao grande público, esta exposição procura salientar a relação intelectual e pessoal entre Vicente Risco e alguns intelectuais portugueses ao longo da década de 1920. Partindo da correspondência e das dedicatórias de livros, esta mostra fará uma aproximação aos movimentos culturais portugueses, nomeadamente à Renasceça Portuguesa e ao seu órgão oficial de expressão, a revista A Águia. Tal como o próprio nome indica, Do Saudosismo ao Atlantismo: De Teixeira de Pascoaes a Vicente Risco, evidencia o saudosismo e a sua particular incidência na construção do pensamento risquiano no que concerne à questão do atlantismo.
Uma exposição a não perder na vizinha Galiza!
Uma exposição a não perder na vizinha Galiza!
(Clicar na imagem para ampliar o convite/programa.) |
Sem comentários:
Enviar um comentário