Detalhe da ilha do Pico retirado da obra Whaling Voyage Round the World. |
Os intrépidos baleeiros açorianos foram em tempos fonte de inspiração de aventuras como as do famoso romance Moby Dick de Herman Melville. A coragem necessária para empreender o seu duro mester elevou esses homens à categoria de heróis que, para sobreviverem e alimentarem as suas famílias, lançavam-se à imensidão do mar, perseguindo as gigantescas bestas que o habitavam. Hoje, com o fim desta actividade, resta-nos a memória da mesma, responsável pelo moldar do carácter e dos hábitos de gerações e gerações de açorianos.
The Last Whalers ou Os Últimos Baleeiros é um documentário de William Neufeld, produzido pela WBN Productions em 1968. Trata-se de um documento de elevado valor histórico e antropológico na medida em que registou os diferentes aspectos e implicações desta desaparecida actividade. Este vídeo é presentemente exibido na Azorean Whalemen Gallery do New Bedford Whaling Museum, nos Estados Unidos da América, lembrando e homenageando as nossas gentes do mar através da perpetuação da sua memória e identidade.
(Clicar na imagem para visualizar o documentário.) |
Infelizmente, uma nobre profissão que se vai esquecendo juntando com as tradições a ela ligadas...
ResponderEliminarFelizmente nem todos esquecem e a Nova Casa Portuguesa acolhe todos os sopros de cultura e da alma portuguesa para que não desapareçam.