sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os últimos baleeiros dos Açores

Detalhe da ilha do Pico retirado da obra Whaling Voyage Round the World.

Os intrépidos baleeiros açorianos foram em tempos fonte de inspiração de aventuras como as do famoso romance Moby Dick de Herman Melville. A coragem necessária para empreender o seu duro mester elevou esses homens à categoria de heróis que, para sobreviverem e alimentarem as suas famílias, lançavam-se à imensidão do mar, perseguindo as gigantescas bestas que o habitavam. Hoje, com o fim desta actividade, resta-nos a memória da mesma, responsável pelo moldar do carácter e dos hábitos de gerações e gerações de açorianos. 
The Last Whalers ou Os Últimos Baleeiros é um documentário de William Neufeld, produzido pela WBN Productions em 1968. Trata-se de um documento de elevado valor histórico e antropológico na medida em que registou os diferentes aspectos e implicações desta desaparecida actividade. Este vídeo é presentemente exibido na Azorean Whalemen Gallery do New Bedford Whaling Museum, nos Estados Unidos da América, lembrando e homenageando as nossas gentes do mar através da perpetuação da sua memória e identidade.

(Clicar na imagem para visualizar o documentário.)

1 comentário:

  1. Infelizmente, uma nobre profissão que se vai esquecendo juntando com as tradições a ela ligadas...
    Felizmente nem todos esquecem e a Nova Casa Portuguesa acolhe todos os sopros de cultura e da alma portuguesa para que não desapareçam.

    ResponderEliminar