sábado, 2 de julho de 2011

Entrega do Prémio António Quadros 2011

«A grande ilusão dos estrangeirados é julgarem que enriquecem a nossa cultura colando-lhe teorias ou ideias importadas tal e qual, isto é, transformando-a numa cultura traduzida - o que é até absurdo, pois não se pode traduzir cultura.
A simples (a complexíssima) riqueza da nossa língua basta por si própria para justificar o aprofundamento e a autonomia da cultura portuguesa e constitui fundamento de si suficiente para uma grande filosofia - que ainda não temos talvez, mas por que é válido lutar, pois que a nossa obrigação é antes levar para a mesa da comunidade internacional, a nossa personalidade mental, científica, literária, artística, do que nossa passividade discipular ou disciplinada.
»
António Quadros em A Arte de Continuar Português.

Criado com o objectivo de celebrar o autor de obras como Portugal Razão e Mistério ou Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista, o Prémio António Quadros nasceu da necessidade de incentivar a continuidade do trabalho deste insigne pensador, distinguindo, encorajando e divulgando o pensamento português nas suas mais variadíssimas expressões e manifestações.
Instituído pela Fundação António Quadros, o prémio deste ano distinguirá uma obra da área da Filosofia, cujo vencedor será divulgado uma semana antes da sua entrega, pelas mãos de Mafalda Ferro, presidente da Fundação. Recordamos que o júri deste concurso é presidido por António Braz Teixeira e constituído por Paulo BorgesManuel Ferreira PatrícioManuel Cândido Pimentel e Miguel Real.
A cerimónia de entrega do galardão decorrerá no próximo dia 14 de Julho, pelas 17h00, na Sala Antão de Almada da Sociedade de História da Independência de Portugal. A entrada é livre.

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário