Depois do fim da Livraria Portugal, em Lisboa, é agora anunciado o encerramento do Clube Literário do Porto, a acontecer já no final do corrente mês de Março. Neste espaço de divulgação e comunhão cultural foi possível frequentar cursos e diversas oficinas de trabalho, assistir-se a debates, conferências, apresentações, assim como a concertos, recitais, exposições várias, entre outros eventos de carácter lúdico e cultural.
Tratava-se de um espaço cultural polivalente e que servia toda a comunidade, pelo que não podemos deixar de expressar toda a nossa tristeza, indignação e preocupação face à sua extinção.
Quando num país se encerram livrarias e outros espaços culturais como o Clube Literário do Porto, é sinal de que algo vai realmente mal, encontrando-se a sociedade mergulhada numa espiral de decadência, negligenciando a sua riqueza patrimonial maior, ou seja, a sua produção e divulgação cultural.
A funcionar desde 2005 num edifício ribeirinho situado na Rua Nova da Alfândega, o Clube Literário do Porto é propriedade da Fundação Dr. Luís de Araújo. |
Sem comentários:
Enviar um comentário