terça-feira, 6 de março de 2012

O Diabo e a cruzada contra o (des)acordo ortográfico

«O Acordo Ortográfico (AO) é inútil, desnecessário e catastrófico. Já o escrevi antes e não me canso de o repetir. Mas o pior em todo este processo foi a passividade perante este atentado ao património comum que é a nossa Língua. Enquanto cidadão português, sinto-me na obrigação de o impedir a todo o custo. Enquanto director de um jornal nacional, sinto-me no dever de contribuir para que o “acordês” não se torne a nova grafia. Devemos recusar esta imposição sem sentido.»
(Clicar na imagem para ampliar.)

Com a edição de hoje do semanário O Diabo, celebra-se o primeiro de ano de Duarte Branquinho como Director do histórico jornal. Ao longo do último ano os leitores têm assistido a uma progressiva renovação deste periódico ao nível dos conteúdos, traduzindo-se num rejuvenescimento e melhoramento generalizado desta publicação de referência histórica no panorama editorial nacional.
Da originalidade das peças ao seu rigor, passando pela crítica e o cuidado na promoção e divulgação cultural, a actividade deste jornal tem vindo a servir os interesses de Portugal, procurando informar e despertar toda uma sociedade aparentemente dormente, abandonada à mercê de uma negra maré que a controla após um  violento e traumático naufrágio.
Uma das principais causas abraçadas pelo semanário O Diabo é, desde há uma ano a esta parte, a luta contra o (des)acordo ortográfico, ao que se deve muito a influência do seu actual Director. Hoje, como não poderia deixar de ser, esta polémica faz capa d'O Diabo, destacando um interessante artigo do ilustre Professor e linguista António Emiliano, bem como a entrevista a Francisco Miguel Valada, autor da obra Demanda, Deriva, Desastre – Os três dês do Acordo Ortográfico
A Nova Casa Portuguesa aproveita este momento para felicitar e prestar uma justa homenagem a este histórico semanário, assim como ao seu Director e restantes colaboradores, pelo empenhado esforço na defesa e salvaguarda da nossa Cultura e da nossa Língua. Afinal de contas, O Diabo é o nosso jornal, nas bancas todas as Terças-Feiras! 

1 comentário: