quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um olhar sobre os trajes da mulher portuguesa (1ª parte)

Em tempos a Oliva, reconhecida marca portuguesa de máquinas de costura, patrocinou uma série coleccionável de postais referentes aos diferentes trajes existentes em Portugal e no Império Português. Com ilustrações da autoria de Laura Costa, estes cartões seguiram de perto uma padronização estética, etnográfica e folclórica nascida da Campanha de Bom Gosto de António Ferro, durante o período do Estado Novo. Não obstante esta reinvenção da identidade e das tradições, brilhantemente pensada e levada a cabo por António Ferro, não deixa de ser curiosa a forma como esta perspectiva sobre o nosso património cultural e etnográfico foi assimilada como parte integrante do ethos português.
Por razões de espaço optámos por partilhar apenas oito desses postais, publicando-se posteriormente os restantes sete que integram esta interessante colecção que aqui aproveitamos para dar a conhecer.

Algarve.

Alto Alentejo.

Baixo Alentejo.

Beira Alta.

Beira Baixa.

Beira Litoral.

Açores.

 África.

3 comentários:

  1. Depois de tanto particularismo geográfico - aparece "África".

    ResponderEliminar
  2. De facto... mas como dissemos no nosso texto, esta colecção tem como referência uma mundividência portuguesa padronizada à luz dos pressupostos estado novistas. Como tal, a homogeneização da representação africana prende-se com a profunda aculturação dos territórios portugueses localizados naquelas paragens. Nesta colecção existem ainda outros dois postais relativos a antigas províncias ultramarinas, a Índia Portuguesa e Macau. Mais uns dias e também esses estarão aqui publicados!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Possuo uma colecção de postais do mesmo género, mas com um traço estilizado próprio da época em que foram feitos. Um dia destes ofereço-lhe! :)
    abraço!

    ResponderEliminar