«Uma ovelha para Trebopala e um porco para Laebo. Uma crinosa égua para Loimina. Uma ovelha de um ano para Trebaruna e um touro cobridor para Trebona.»
Excerto de uma inscrição encontrada em Cabeço das Fráguas, Guarda.
![]() |
(Clicar na imagem para ampliar.) |
Intitulada Cerimónias matriarcais em nome das mais antigas divindades do Cabeço das Fráguas: Trebopala, Laebo, Trebaruna,
a exposição individual de Daniel Gamelas, patente na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, entre 28 de Maio e 24 de Julho, é votada aos antigos cultos
Lusitanos, cujos principais registos foram detectados naquela região e
posteriormente estudados pelo nosso notável investigador José Leite de Vasconcelos, na sua monumental obra Religiões da Lusitânia.
Não fosse já a qualidade do jovem escultor um motivo mais do que
suficiente para merecer o nosso destaque à exposição, esta acresce ainda de
importância em virtude das obras apresentadas constituírem um caso raro de representação escultórica das nossas antigas divindades. Convém salientar que apesar de relativamente estudado e conhecido, o panteão das divindades galaico-lusitanas foram raramente objecto de inspiração dos nossos poetas, escritores, músicos, pintores ou escultores, salvo raríssimas excepções. A preferência dada por estes à cultura greco-latina conduziu as divindades mitológicas dos nossos antepassados a um obscurantismo e esquecimento, combatido pelo esforço do trabalho de algumas pessoas, zelosas do nosso importante património cultural e identitário.
Deixámos por isso desta forma expressa a nossa proposta para no próximo Sábado, dia 28 de Maio, ou seja, fazer uma visita à cidade da Guarda e assistir à inauguração desta interessantíssima exposição que contará com a presença do próprio artista.
Muito interessante! Espero ter oportunidade de ver esta exposição ou uma outra futura.
ResponderEliminar