quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Revista Infernus com artigo sobre a antiga Galécia

«Até à chegada do cristianismo vários deuses foram adorados no Ocidente peninsular, em resultado de uma inesgotável fé. Muitos desses cultos influenciaram ou foram influenciados por outros, trazidos pelos que a esta terra se sentiram atraídos. Por sua vez, ao contrário do que veio a acontecer em muitos outros locais do mundo cristianizado, ou pelo menos de uma forma bastante mais acentuada, aqui, o cristianismo recebeu uma considerável herança dos vários cultos que o antecederam.»
José Almeida em O Enigmático e Misterioso Homem da Maça (Finis Mundi nº1).

O número 19 da revista Infernus, órgão oficial de expressão da Associação Portuguesa de Satanismo (APS), foi recentemente lançado, por ocasião da celebração do solstício de Inverno, contendo um interessante artigo sobre a antiga Galécia e o prolongamento dos seus mitos e  reminiscências culturais até aos nossos dias. Intitulado Gallaecia: Entre as Brumas do Mito, este artigo, assinado por José de Almeida e Júlio Mendes Rodrigo, atravessa como uma flecha os mundos da História, da Lenda, da Cultura e da Identidade, colocando a descoberto algumas curiosidades sobre esse velho território e sua influência ancestral no Portugal de hoje.
Este e os anteriores números da Infernus poderão ser descarregados e consultados livremente a partir do site da APS, na secção dedicada a esta revista. 

(Clicar na imagem para aceder ao PDF da revista.)

Sem comentários:

Enviar um comentário