quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os Hospitalários no Caminho de Santiago (edição de 2011)

O Mosteiro de Leça do Balio representa um dos mais interessantes exemplos da arquitectura religiosa-militar portuguesa. Tendo já passado mais 1000 anos desde o início da sua história, este edifício foi não só um importante local de passagem de peregrinos, dada a sua localização no Caminho de Santiago, como também o palco principal de múltiplos episódios da História Nacional e Mundial.
Tendo sido alvo de sucessivas modificações, resultando ora em melhoramentos, ora em algumas adulterações e destruições patrimoniais, este espaço conserva ainda hoje uma importante carga espiritual, transmitida aos menos esclarecidos através da sua monumentalidade e enquadramento cenográfico.
Desde há uns anos a esta parte, a Câmara Municipal de Matosinhos, ciente do potencial cultural, turístico e económico deste conjunto arquitectónico e respectivo espaço envolvente, passou a organizar um evento intitulado Os Hospitalários no Caminho de Santiago, capaz de fomentar uma salutar união entre a cultura e o lazer. Com uma enorme variedade de oferta, entre reconstituições históricas, conferências, visitas guiadas, artesanato, restauração, comércio, música, teatro e animações várias, esta feira medieval distingue-se positivamente de tantos outros eventos da sua categoria, tanto pelo rigor, como pelo equilíbrio e qualidade das ofertas que oferece a todos os seus visitantes.
Criada a uma escala humana, longe da megalomania e massificação descontextualizada de outras feiras medievais espalhadas pelo país, a de Leça do Balio decorrerá este ano entre os dias 8 e 11 de Setembro de 2011, mantendo-se franca, não obstante o sucesso das anteriores edições. Este é um evento recomendado a todas as famílias.

(Clicar na imagem para aceder ao programa.)

Sem comentários:

Enviar um comentário