«Por oposição à grande diversidade de formas e influências em toda a arte da Alta Idade Média - da assumida procura do classicismo da arte carolíngia às influências arabizantes da arte moçárabe, passando pelas misturas de linguagens eruditas e vernaculares (de origem germânica) na arte merovíngia ou visigótica (onde as influências orientais, por via pérsica ou copta, também se fazem sentir) - o românico assume-se como o primeiro estilo verdadeiramente europeu, unificando artisticamente o espaço da Cristandade e construindo, pela primeira vez desde a queda do Império Romano do Ocidente, uma imagem artística coerente numa vasta área geográfica que, tendo como centro o reino dos Francos, se expandia para Ocidente (Península Ibérica), Norte (Ilhas Britânicas), Oriente (da Alemanha à Polónia, Hungria ou Arménia, com implantação desigual e dependendo do avanço dos cruzados teutónicos), ou Sul (a Itália da tradição clássica).»
Jorge Rodrigues em História da Arte Portuguesa Vol. 2.
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Decorre amanhã, dia 7 de Setembro, pelas 18:00, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglês de Vila Nova de Gaia, a apresentação do livro Arte Românica em Portugal da autoria de Lúcia Rosas, professora associada com agregação do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto); Leonor Botelho, doutorada em História da Arte Portuguesa pela FLUP; e Miguel Tomé (arquitecto e mestre em História da Arte Portuguesa pela FLUP). Esta é uma iniciativa da responsabilidade do El Corte Inglês, Fundação Ramón Areces e Fundação Santa Maria la Real, na qual participará D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, que fará a apresentação deste livro, presidindo ainda à inauguração de uma exposição de fotografia intitulada O Românico em Portugal, patente naquele espaço até ao próximo dia 1 de Outubro do presente ano.
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