Terminou ontem a exposição
Aurélia, Mulher Artista. Uma mostra retrospectiva da obra de Aurélia de Sousa, organizada nos 150 anos do seu nascimento. Distribuída por dois pólos diferentes, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e o Museu da Quinta de Santiago, esta foi a maior exposição da genial pintora portuguesa jamais realizada após a sua morte.
Ao longo dos últimos 5 meses foi possível admirar um vasto conjunto de obras desta artista, muitas delas provenientes de colecções privadas, fomentando-se, uma vez mais, a discussão em torno do presente ocultamento da arte portuguesa. Com efeito, poder-se-á dizer que esta exposição, em conjunto com a de Amadeo de Souza-Cardoso - recentemente realizada em Paris -, prestou um importante contributo para a revalorização da arte portuguesa a nível nacional e internacional. Numa altura em que o Porto é alvo da preferência de turistas de todo o mundo impõem-se, enquanto cidade-berço para várias escolas e gerações de artistas, a promoção deste tipo de iniciativas, tão enriquecedoras como fundamentais para a promoção da cultura portuguesa.
As fotografias que aqui apresentamos remetem-nos para a parte da exposição patente na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, procurando contribuir para a divulgação da obra de Aurélia de Sousa e a perpetuação da memória do excelente serviço público prestado por esta iniciativa.
|
Painel de divulgação da exposição de Aurélia de Sousa, colocado à entrada
da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio. |
|
Sala principal da exposição. |
|
Panorâmica da exposição. |
|
Outra panorâmica da exposição. |
|
Menina num estúdio de pintura (s.d.). |
|
À Sombra (s.d.). |
|
Alguns desenhos de Aurélia de Sousa realizados na sua juventude. |
|
Esboços e estudos de Aurélia de Sousa. |
|
Filósofo (Diógenes) (s.d.). |
|
Auto-Retrato (1889). |
|
Auto-Retrato (s.d.). |
|
Retrato de Natália Rocha (s.d.). |
|
Retrato de Luciana Dias Gaspar (s.d.). Uma obra que revela alguns
traços precursores do nosso primeiro modernismo. |
|
História de Coelhos (Biombo em Tríptico) (s.d.). |
Sem comentários:
Enviar um comentário