sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Entre Portugal e Macau: Congresso Internacional de Filosofia e Literatura

«Os nossos homens ganharam tantas batalhas, souberam vencer com tanta valentia, que o Imperador da China os considerou Senhores daquela terra como justa recompensa.»
Hermengarda Marques Pinto em Macau Terra de Lendas

Ruínas de S. Paulo, em Macau, numa gravura da autoria de Wilhelm Heine (1854).

Classificado como um dos mais belos e pitorescos territórios do antigo Império Português, Macau foi o último bastião de Portugal no continente asiático. Entregue às autoridades chinesas em 1999, aquele pequeníssimo pedaço de terra constituiu um importante ponto de encontro entre o Extremo-Ocidente e o Extremo-Oriente. Por ali passaram missionários, escritores, poetas, pensadores, soldados, diplomatas, políticos e aventureiros, bem como homens simples que também deixaram o seu contributo para a perenidade da nossa memória e presença cultural naquela longínqua zona do globo.
No seguimento de outros congressos realizados no passado, fazendo uma ponte entre Portugal, Cabo Verde e Brasil, o Grupo de Investigação Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal da Universidade do Porto, em parceria com Universidade de Macau, Universidade de S. José, Instituto Politécnico de Macau e Instituto Internacional de Macau, promove agora um encontro ao qual se propõe levar o debate sobre as relações histórico-culturais entre Portugal e Macau.
O Congresso Internacional de Filosofia e Literatura: Entre Portugal e Macau terá lugar em Portugal e Macau, durante o mês de Maio do próximo ano. Até Dezembro encontra-se aberto o período de apresentação de propostas de comunicação para este encontro. Para mais informações, visite-se a página oficial da organização deste encontro em: http://portugalmacau2017.blogspot.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário