sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Lição sobre o conceito de monarquia

«Embora nem sempre assim se proceda, devemos empregar a expressão monarquia como a firme antítese da mitologia democrática. (...) A monarquia não pode ser senão anti-democrática se for a monarquia a valer e não a pseudo-monarquia.»

Publicado em 1996 pela extinta editora Hugin, esta obra
compila uma série de reflexões sobre o pensamento
contra-revolucionário, entre as quais a famosa Carta
Aberta ao Príncipe da Beira
.

Há 40 anos atrás, António José de Brito dirigiu a D. Duarte Pio, herdeiro da Casa Real Portuguesa, a célebre Carta Aberta ao Príncipe da Beira. Documento riquíssimo do ponto de vista doutrinal, mas com o qual D. Duarte e os monárquicos "democratas", infelizmente, nada aprenderam.
Hoje, tão actual como quando foi redigida em Agosto de 1974, importa que esta carta seja lembrada, lida e compreendida. Os monárquicos da "pluralidade partidária", bem como os pobres tolos que abundam entre nós julgando-se monárquicos, deveriam retirar desta leitura a melhor lição e os mais altos ensinamentos acerca do sentido autêntico da monarquia.
Este texto encontra-se publicado na íntegra no blogue Prometheo Liberto. Por este motivo, a partir de agora, não existe desculpa para o seu desconhecimento, nem para a ignorância doutrinal relativa ao conceito de monarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário