«Se se quiser reforçar através da obra de Pessoa, poesia ou prosa, o que se vem dizendo sobre o carácter "iniciático" e "templário" da sua posição religioso-esotérica, constatar-se-á que não é grande a penosidade que inere a uma tal decisão. Com efeito, é sem grandes delongas que se constata que Pessoa exprimiu o seu misticismo esotérico, quer nos seus poemas, quer no seu pensamento em prosa.»
Afonso Rocha em Fernando Pessoa e o Quinto Império - Vol. I.
(Clicar na imagem para ampliar.) |
Em 2011 Afonso Rocha recebeu o Prémio António Quadros, da Fundação António Quadros, pela obra Natureza, Razão e Mistério. Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno), publicada pela INCM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda). Com o seu novo livro Fernando Pessoa e o Quinto Império, uma obra em dois volumes, Afonso Rocha regressa indirectamente a Sampaio Bruno, através de uma leitura bastante pessoal do pensamento filosófico-esotérico pessoano.
Recentemente publicada pela UC Editora esta obra será apresentada amanhã por António Braz Teixeira. O Lançamento está agendado para as 18:30, no Auditório das Pós-Graduações da Universidade Católica do Porto. A entrada é livre e aberta a todos os interessados.
Sem comentários:
Enviar um comentário