sexta-feira, 4 de maio de 2012

Turismo em Portugal - Passado. Presente. Que Futuro?

(Clicar na imagem para ampliar.)

Conforme temos vindo a defender, o turismo apresenta-se como uma das possíveis alternativas de Portugal face à complicada conjuntura económica que atravessamos. Pensar Portugal enquanto destino turístico de excelência não é propriamente uma novidade. A preocupação em preservar e recuperar os vários tipos de património nacional, encetada durante o Estado Novo, sobretudo aquando da passagem de António Ferro pelo Governo Português, mostrava e preparava caminho às gerações futuras, permitindo-lhes receber desde cedo uma herança empírica, capaz de colocar Portugal nos lugares cimeiros do turismo de qualidade. 
A diversidade e a genuinidade da nossa terra, das nossas gentes, da nossa cultura e património proporcionavam, e proporcionam ainda, uma oportunidade de apostarmos no nosso turismo, apresentando Portugal como um destino único e indiscutivelmente singular. Em meados dos anos 1980 e princípios dos anos 1990, cobiçando cegamente os modelos de crescimento rápido implantados no Sul de Espanha, seguimos por caminhos menos brilhantes, apostando num turismo de massas praticamente circunscrito à nossa orla costeira, resultando não poucas vezes na sua própria destruição. Felizmente, nos últimos anos Portugal parece ter voltado a centrar-se em si mesmo, nas suas especificidades, potencialidades e singulares riquezas. Em parte, isso deveu-se a um maior desenvolvimento e sensibilização para a necessidade de voltar a repensar o turismo português, delineando estratégias sérias e sustentáveis, visando o sucesso de Portugal, enquanto destino de excelência, dentro do mercado internacional.
De modo a discutir estas e outras questões subordinadas ao turismo em Portugal a Fundação António Quadros e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) organizam, no próximo dia 8 de Maio, nas instalações daquele estabelecimento de ensino, o colóquio Turismo em Portugal - Passado. Presente. Que Futuro?. Paralelamente a este encontro, será ainda organizada uma mostra documental e bibliográfica de elementos associados à História do Turismo em Portugal.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade!

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário