quinta-feira, 3 de maio de 2012

Daniel Gamelas expõe divindades lusitanas no centro do Porto

«Gamelas optou por não representar deusas arbitrárias, em vez disso, usa as suas influências nativas para criar autóctones ibéricos. A natureza exacta dessas divindades não é conhecida, nem o seu papel na mitologia lusitana antiga é totalmente compreendido, mas podem ser encontradas pistas nos seus nomes. Trebopala é o altar da casa, o lugar onde o sacrifício é feito para fornecer vida e cultura. Trebaruna é a protectora do lar, proporcionando resistência e abrigo para a fragilidade da vida. O que está claro é que estas são deusas de um matriarcado perdido, e Gamelas voltou a centrar a nossa atenção sobre a sua importância.»
Excerto do texto de introdutório de Brian Craig-Wankiiri.

(Clicar na imagem para ampliar.)

(Clicar na imagem para ampliar.)

(Clicar na imagem para ampliar.)

Depois de expor Cerimónias matriarcais em nome das mais antigas divindades do Cabeço das Fráguas: Trebopala, Laebo, Trebaruna, o ano passado, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, o escultor Daniel Gamelas dá agora a conhecer ao público do Porto as suas representações de algumas divindades do panteão lusitano. Inaugurada no passado dia 28 de Abril, esta exposição estará patente ao público até ao próximo dia 2 de Junho, na Ap'arte - Galeria de Arte.
Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer e contemplar o trabalho deste jovem e talentoso artista português, revisitando-se simultaneamente o sacro-universo dos nossos antepassados, através de uma viagem poética proporcionada pela materialização de novas representações das nossas arcanas divindades.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade. Uma exposição a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário