quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rei D. Dinis (O Lavrador) - O Seu Reinado e Legado

«O grande príncipe herdara um incontestável talento de administrador, que uma sólida e bem cuidada educação afinou. A cultura literária adquiriu.a ele no convívio de homens sabedores, como o padre francês Emeric D'Ébrard e o padre português Domingos Jardo. Seguindo o exemplo do seu avô castelhano, Afonso, o Sábio, cuja colectânea legislativa, as Siete Partidas, mandou traduzir em língua portuguesa, prestaria ainda outro inesquécivel serviço, determinando que os actos judiciais e notariais fossem redigidos no falar do vulgo, e não em latim, como era tradição. E mais talvez por esse motivo do que pelas suas trovas, aliás, formosíssimas, D. Dinis contribuiu para o avigoramento e fixação da língua nacional.»
Ângelo Ribeiro em  História de Portugal: A afirmação do país
Da conquista do Algarve à regência de Leonor Teles
.

(Clicar na imagem para ampliar.)

Inicia-se amanhã o primeiro de quatro eventos, organizados pelo projecto Pensar Odivelas, que visam celebrar o 750º Aniversário do nascimento do Rei D. Dinis. 
A conferência de amanhã, intitulada Rei D. Dinis (O Lavrador) - O Seu Reinado e Legado, terá lugar nas instalações do Instituto Superior de Ciências Educacionais (ISCE), pelas 21:00, contando com a presença dos seguintes oradores: Assunção Cristas, Dom Duarte Pio, Rosado Fernandes, Maria Máxima Vaz e Carlos Coelho.
A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário