sábado, 13 de junho de 2015

Apresentação das Obras Completas de Rolão Preto

«E, se profundamente encanta saber que os novos de hoje manifestam de forma clara o desejo de prolongar, por eles próprios, o esforço de quantos procuram realizar um Portugal maior em justiça, confesso no entanto que mais entusiasma e exalta o facto em si duma mocidade que se não conforma, antes se alvoroça e procura ansiosamente uma certeza onde apoiar o seu sonho.»
Rolão Preto em Para Além da Guerra.

(Clicar na imagem para ampliar.)

Personalidade complexa e bastante controversa dentro do nacionalismo português, Rolão Preto foi, ainda assim, uma figura incontornável no panorama político nacional da primeira metade do século XX. Próximo da génese do Integralismo Lusitano, foi dentro do Nacional-Sindicalismo que se notabilizou. Ao longo do seu conturbado percurso político, Rolão Preto escreveu várias obras e colaborou com muitas publicações periódicas, tendo dirigido alguma delas. Dessa imensa tentativa de desencadear uma acção doutrinal nasceu um vasto legado, disperso e hoje pouco conhecido do grande público.
As Edições Colibri editaram recentemente dois volumes com as Obras Completas de Rolão Preto. Uma obra importante para o aprofundamento do legado político do chefe dos nacionais-sindicalistas, bem como para a própria compreensão do espectro político português da sua época. O lançamento deste trabalho está marcado para amanhã, dia 14 de Junho, pelas 19:00, no Auditório da Feira do Livro de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de Luís Bigotte Chorão, José de Melo Alexandrino e Francisco Rolão Preto. 
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário