terça-feira, 29 de março de 2011

Souto Moura vence o Prémio Pritzke de 2011

O Prémio Pritzke é um galardão anual criado em 1979 e promovido pela The Hyatt Foundation, tendo como objectivo distinguir o melhor arquitecto vivo da actualidade. Tida como a mais alta distinção internacional na área da arquitectura, esta foi a segunda vez que o galardão foi entregue a um português.
Depois de Álvaro de Siza ter recebido o prémio em 1992, a Nova Casa Portuguesa congratula-se agora por poder partilhar uma nova vitória internacional da Arquitectura Portuguesa, alcançada desta feita por Eduardo Souto de Moura. Ex-discípulo do nosso anterior galardoado, Souto de Moura formou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto em inícios dos anos 1980, inserindo-se na famigerada Escola do Porto, formada por outros nomes de relevo como Alcino Soutinho, Álvaro de Siza, Arménio Losa, Botelho Dias,  Alberto Neves, António Menéres, Fernando Távora ou Viana de Lima.
Do vasto trabalho desenvolvido ao longo de aproximadamente 30 anos de carreira, destacam-se algumas obras como a Casa das Histórias em Cascais, a Casa das Artes no Porto, a Estação de Metro da Trindade, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso em Óbidos, o Mercado da Cidade de Braga, a Marginal de Matosinhos-Sul, o Crematório de Kortrijk (Bélgica), o Pavilhão de Portugal na 11ª Bienal de Arquitectura de Veneza (Itália) ou a Casa Llabia (Espanha), entre outras.    
Ao receber aquele que muitos chamam de Nobel da Arquitectura, Eduardo Souto de Moura contribuiu, uma vez mais, para a promoção do admirável património arquitectónico contemporâneo português, acentuando a sua  crescente valorização por parte da comunidade internacional.

Projecto arquitectónico para o Metro do Porto (1997-2005).

Burgo Empreendimento, Porto (1991-2007).

Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto (1998-2003).

Estádio Municipal de Braga (2000-2003).

Casa no Bom Jesus do Monte, Braga (1989-1994).

Casa na Serra da Arrábida (1994-2002).

Projecto de interiores para a Pousada de Santa Maria do Bouro, Amares (1996-1997).

Casa das Histórias - Museu Paula Rego, Cascais (2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário