«Pioneiro das travessias de Portugal, amador enternecido da Alma, das Terras e das Gentes Portuguesas, melhor que ninguém soube trespassar-nos numa volta que nos envolve a todos, caminhantes desta terra, mas sobretudo, caminhantes dentro de nós próprios, num tempo em que é por dentro de cada um que a viagem por Portugal tem de principiar.»
José Valle de Figueiredo em Viajar com Ramalho Ortigão
Crítico e visionário, Ramalho Ortigão foi um autor de génio que soube colocar-se ao lado dos que, no seu tempo, amavam e se preocupavam com a actualidade e futuro de Portugal. A sua obra reflecte o modo como viveu, a sua forma de pensar, as suas paixões e os seus ódios. Podemos por isso afirmar que Ramalho Ortigão, à semelhança de outras personalidades coevas como Eça de Queirós, Sampaio Bruno, ou Guerra Junqueiro, encarnou o espírito de uma época inquieta e inquietante, na qual se jogava a própria existência histórica de Portugal.
Na próxima Quinta-Feira, dia 24 de Novembro, pelas 18:30, no Forte de S. João Baptista, na Foz do Douro, será apresentada a mais recente obra de José Valle de Figueiredo, intitulada Viajar com Ramalho Ortigão. Esta sessão servirá também de mote a uma justa evocação de Ramalho Ortigão, cujas ligações à cidade do Porto são também bastante fortes.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário