«Meu caro Rodrigo,
É mesmo verdade!
Tu, melhor do que ninguém, sabes que passaram dez anos, Não é muito tempo, principalmente para um poeta imortal como tu, que vive agora noutra dimensão.»
José Campos e Sousa na nota introdutória ao seu disco
José Campos e Sousa canta Rodrigo Emílio.
José Campos e Sousa canta Rodrigo Emílio.
Capa do mais recente álbum de José Campos e Sousa. |
O presente ano de 2014 remete, qualquer bom português, para uma dupla homenagem a Rodrigo Emílio. Desde logo pela comemoração dos 70 anos do seu nascimento, mas também pela passagem da primeira década sobre a data da sua exaltação. José Campos e Sousa, reconhecido músico e compositor português foi sempre, para além de amigo e camarada, um profundo admirador da obra poética de Rodrigo Emílio. O seu génio e profundo talento musicais revelaram-se por isso um importante contributo para o imortalizar e ecoar do épico legado do nosso poeta soldado.
O disco José Campos e Sousa canta Rodrigo Emílio, recém-editado pela Companhia Nacional de Música, traz-nos de volta o melhor timbre do nosso último trovador que, desta feita, revisita velhos versos do nosso poeta, já anteriormente gravados, assim como outros poemas que agora se apresentam pela primeira vez musicados. Álbum intimista, dispondo apenas de guitarra e voz, constitui uma viagem aos diversos sóis, em torno dos quais gravitava o universo poético de Rodrigo Emílio. Este trabalho surge desta forma dividido em seis partes distintas: Deus, Pátria, Rei, Amor, Fado, Fim. Acompanhado por um trabalho gráfico de grande beleza estética, este disco sintetiza a comunhão perfeita entre a poesia e a música.
Em Portugal, conhecida “Pátria de poetas” na qual «Camões morreu de fome e onde todos enchem a barriga de Camões», impõe-se o regresso ao cultuar dos poetas autênticos enquanto homens colectivos. Desiderato esse que José Campos e Sousa cumpre, uma vez mais, de forma exemplar, dando de igual modo a conhecer Portugal aos portugueses, reconciliando-os com a sua cultura e tradição.
Este álbum encontra-se disponível para venda na loja da Companhia Nacional de Música (Rua Nova do Almada, n.º 62 – Lisboa), ou através do contacto directo com José Campos e Sousa via correio-electrónico (largodocarmo@gmail.com). Uma edição a não perder!
Combate, poema de Rodrigo Emílio musicado por José Campos e Sousa.
Sem comentários:
Enviar um comentário