terça-feira, 1 de maio de 2012

Encontro sobre Fernando Pessoa e a experiência esotérica

«O conhecimento foi para Pessoa uma experiência vivida. Conhecer foi para ele uma modalidade de ser, actividade não separável da sua existência, pois que fazendo parte do seu ser integral, e possuindo uma finalidade soteriológica, toda a sua vida e obra são demandadas de redenção pelo conhecimento, poético, contemplativo, os dois assuntos tomados, assumidos, como exemplares exercícios espirituais.»
Dalila L. Pereira da Costa em O Esoterismo de Fernando Pessoa.  

Fernando Pessoa em discussão no European Society for the Study of Western Esotericism.

Fernando Pessoa é unanimemente aceite como um dos principais vultos da literatura do século XX. Após a sua morte em 1935 constatou-se, através do imenso espólio que deixou por publicar, um imenso interesse e envolvimento deste poeta e pensador com o esoterismo. Um aspecto importante do pensamento pessoano que carece ainda de um estudo e sistematização de fundo, indispensáveis para conhecermos um pouco melhor uma das mais intrigantes figuras da cultura portuguesa e europeia da última centúria.
Sendo que o esoterismo pessoano se integra numa tradição ancestral, cuja origem é praticamente impossível de assinalar, mas cujo trajecto acompanha uma série de importantes personalidades em todo o mundo, assiste-se a um crescente interesse no estudo desta dimensão do pensamento do autor português. Assim, o European Society for the Study of Western Esotericism (ESSWE), sediado na Holanda, organiza no próximo dia 23 de Maio um encontro subordinado ao tema Fernando Pessoa and the Esoteric Experience, contando com a participação de vários investigadores, nacionais e internacionais .
Este encontro terá lugar na Sala de Conferências do Instituto Holandês de Estudos Avançados (NIAS), em Wassenaar (www.nias.nl). A entrada é livre, mas condicionada pela lotação do espaço.
Para mais informações sobre este evento, por favor, consulte: http://www.esswe.org/#archief/fernando-pessoa-and-the-esoteric-experience.html.

Participantes 

Onésimo Almeida (Brown University), Pessoa’s conception of myth and truth 

Marco Pasi (NIAS/Universiteit van Amsterdam), Fernando Pessoa and the study of western esotericism: problems and perspectives

Jerónimo Pizarro (NIAS/Universidad de los Andes, Bogotá), Editing the occult

Steffen Dix (ICS/Universidade de Lisboa), Fernando Pessoa between Theosophy and Rosicrucianism 

Pedro Sepúlveda (ELAB/Universidade Nova de Lisboa), May 29, 1928, and Pessoa’s reformulation of his work 

Jorge Uribe (Universidade de Lisboa), Fernando Pessoa’s readings of the shoemaker-prophet: Gonçalo Anes Bandarra 

Patricia Silva McNeill (University of London), Sacred geometry of being: esoteric imagery in Pessoa’s poetic and aesthetic writings 

Pauly Ellen Bothe (Universidade de Lisboa), Mysticism and poetry in Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário