domingo, 6 de maio de 2012

Acção de formação e capacitação de jovens folcloristas do Alentejo

«A canção portuguesa é realmente a crónica viva e expressiva da vida do povo português, visto que por Canção Popular Portuguea se deve entender, antes de mais nada, e acima de tudo, a nossa canção rústica. com efeito, só as populações dos campos, serras, lugares e aldeias de Portugal são depositárias de um tesouro inexaurível de melodias, que, na sua pureza, na sua frescura, na sua autenticidade ética, na variedade e naturalidade das suas formas, nas suas surpreendentes características estéticas, enfim, têm jus a ser consideradas como espelhando inequivocamente a nossa psique.»
Fernando Lopes-Graça em A Canção Popular Portuguesa

(Clicar na imagem para ampliar.)

Portugal continua a ser uma arca do tesouro por explorar no que toca à sua riqueza e diversidade etnográfica e folclórica. País de antiquíssimas tradições, reveste-se de uma singular beleza caracterizada pela heterogeneidade cultural que constitui o seu corpo espiritual, uno e indivisível. O seu património imaterial revela a riqueza da sua História, a têmpera e personalidade das suas gentes, a sua identidade, ou personalidade colectiva.
Cientes da importância de salvaguardar esta riqueza, a Federação do Folclore Português organiza, em parceria com a Associação de Folcloristas do Alto Alentejo, uma acção de formação e capacitação de jovens folcloristas alentejanos. Este encontro realiza-se no próximo dia 12 de Maio, em Sousel. Para mais informações, os interessados deverão contactar a organização através do seguinte endereço de correio electrónico: ctr.alentejo@gmail.com

1 comentário:

  1. Uma excelente iniciativa. Espero que se recupere rapidamente o gosto e o orgulho em conhecer e participar nas tradições portuguesas, largando-se definitivamente o complexo de inferioridade e a o disparate de achar que a tradição é "parola".

    ResponderEliminar