domingo, 27 de maio de 2012

Leonardo Coimbra nos 100 anos da obra "O Criacionismo"

«...o ser é um conjunto de noções reais e não de coisas e que essas noções não são o resultado de associação de sensações nem o resultado duma pura espontaneidade do Espírito, que ao lado de realidades inertes vivendo num tempo seu, evolutivas e criadoras, que o espírito é criador e tem a liberdade de opor ao fluxo sensual afirmações ideais.»
Leonardo Coimbra em O Criacionismo

(Clicar na imagem para ampliar.)

Em vésperas de mais um 28 de Maio, anuncia-se o início de mais um ciclo de conferências subordinadas a questões ligadas à Filosofia Portuguesa e ao Pensamento Português, promovidas pelo Grupo de Investigação Raizes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal, do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Desta feita, o ciclo de comunicações que se inicia já amanhã invocará a memória de Leonardo Coimbra no ano em que se celebra o centenário da sua obra O Criacionismo. Esta primeira sessão terá início pelas 15:30, prolongando-se até ao final da tarde, estando agendadas as comunicações de Manuel Cândido Pimentel e Adriano Moreira. No final do encontro, Luísa Malato fará ainda a apresentação do livro Sobre a Saudade: Actas do IV Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade. Uma óptima proposta para celebrar o 28 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário