segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

No Domínio dos Tempos

«O ciclo festivo do Inverno compreende, no Nordeste Transmontano, o período que se inicia no solstício e se prolonga até ao S. Sebastião, com maior incidência nos dias de Natal, Santo Estevão, Ano Novo e Epifania.
O sagrado e o profano, sendo duas componentes de qualquer acto festivo, surgem aqui relacionados de forma algo sui generis, diferenciados de lugar para lugar, em que tanto se demarcam radicalmente como se aproximam e, por vezes mesmo, se confundem, em harmoniosa e espontânea convivência. O que acabo de afirmar aplica-se igualmente à bipolarização frequentemente referida entre o cristão e o pagão. De onde esta hipótese me parece mais sintetizadora: o sagrado e o profano, o cristão e o pagão são uma constante na ligação estreita com a natureza e o seu culto; a terra e o sol, a fecundidade e a abundância, o acto profiláctico de purificação das comunidades e o acto propiciatório à divindade (os deuses, ab origine e os santos na actualidade) de dar para receber muito mais; uma atitude cristã de louvor e uma espécie de paganismo funcional, a relação pragmática do homem com o sobrenatural.
»
António Pinelo Tiza em Inverno Mágico: Ritos e Mistérios Transmontanos.

Foi em 2009 que estreou No Domínio dos Tempos, um documentário de Victor Salvador sobre os tradicionais caretos, essas populares figuras que animam as Festas de Inverno do Nordeste transmontano. Este trabalho surge na sequência de todo um renascimento da cultura tradicional do Trás-os-Montes profundo, responsável pela revitalização telúrica daquele espaço mágico do território português que, até há pouco tempo atrás, padecia do abandono e esquecimento crónico, fruto de décadas de constantes movimentos migratórios dos seus habitantes naturais.
Este filme representa o mais actual trabalho vídeo-documental subordinado aos caretos, um dos aspectos mais particulares das celebrações de Inverno no Norte de Portugal, traçando um riquíssimo retrato histórico-etnográfico, capaz de ligar o passado com o presente, o sagrado com o profano, o paganismo com o cristianismo, o material com o sobrenatural.
Com banda sonora a cargo de alguns membros de Sangre Cavallum, sob o nome de Fonoterra,  No Domínio dos Tempos poderá ser adquirido por intermédio da Alfândega Filmes, distribuidora responsável pela inserção deste documentário no circuito comercial português, ou ainda através da loja virtual do site oficial dos Caretos de Podence.

1 comentário: