terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cultura e Identidade Goesa em revista

O Núcleo Lusófono da História da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias organiza no próximo dia 21 de Janeiro, pelas 18:00, no auditório Armando Gebuza, mais um interessante encontro cultural aberto a toda a comunidade científica e civil. Após a realização do seminário dedicado à vida e obra de Mendes Corrêa, realizado em Dezembro último, o programa de actividades deste grupo propõe agora a visualização de The Other - A Documentary about Goan Identity da autoria de Francisco Veres Machado. Trata-se de um documentário realizado ao longo de 4 anos de investigação sobre os mitos goeses que procura ainda responder a uma questão fundamental: poderá a identidade ser definida?
Após a projecção deste filme, haverá ainda lugar para as intervenções dos professores Teotónio R. de Souza (ULHT), Cristiana Bastos (ICS) e Rosa Maria Perez (ISCTE). A entrada é livre.

(Clicar no cartaz para ampliar.)
«Os mitos de Goa e os ícones da sua identidade são debatidos diariamente pela imprensa goesa e cidadãos comuns daquele antigo recanto do Império Português durante a hora do chá. Porquê?
50 anos após ter sido libertada da administração colonial portuguesa, tornando-se o 25º Estado da União Indiana, Goa tem vindo a debater, apaixonadamente, as questões da sua identidade. Por um lado, as autoridades usam o exotismo de uma nostalgia colonial para promover o turismo, por outro, os cineastas de Bollywood apropriam-se da iconografia cristã de Goa para romantizar os argumentos dos seus filmes. Mas, o que sentem e como reagem os goeses? Será possível identificar algum mito capaz de representar Goa ou os goeses?
Este filme centra-se na história social de Goa nos últimos 50 anos, analisando a forma como durante este período a "identidade" tem sido usada como argumento político. Acima de tudo, The Other aborda o conceito de identidade e sua fluidez.
»
 Extracto da sinopse de The Other.

Sem comentários:

Enviar um comentário