quarta-feira, 31 de agosto de 2011

110 anos de carro eléctrico em Lisboa

Foi na madrugada de 31 de Agosto de 1901, há precisamente 110 anos, que entrou em funcionamento a primeira linha de carros eléctricos de Lisboa. Servindo a zona ribeirinha da cidade, esta linha estendia-se entre o Cais do Sodré e Ribamar (Algés). Segundo os relatos da época, a inauguração desta linha de tracção eléctrica atraiu um vasto número de pessoas, curiosas em testemunhar este importante melhoramento da nossa capital e da sua rede de transportes públicos. O sucesso deste empreendimento foi tal, que se acabou por proceder à electrificação total das linhas até meados de 1905, levando ao desaparecimento naquela cidade dos célebres "americanos" de tracção animal. 
Aliando a elegância à comodidade oferecida pelo novo serviço aos passageiros, a introdução dos chamados eléctricos constituiu um importante factor de modernidade, moldando a própria imagem e alma da cidade, acabando por transformar-se num autêntico ex-líbris móvel da capital portuguesa, passando os velhos "amarelos" a figurar iconograficamente nos postais e fotografias responsáveis pela propaganda turística da cidade de Lisboa.
Atenta a esta efeméride, o motor de busca Google resolveu lembrar esta data, substituindo, durante o dia de hoje, a sua tradicional imagem por um doodle comemorativo do início de actividade deste célebre meio de transporte. 

Doodle evocativo do 110º aniversário do eléctrico lisboeta.

4 comentários:

  1. Patetice.
    A primeira linha eletrificada (não apenas de Portugal, mas de toda a Península Ibérica) foi no Porto, entre o Carmo e a Arrábida, através da Rua da Restauração, em 1895. Uma mera consulta da Wikipedia bastaria. Mas enfim... é o habitual, o pessoal só vê o seu umbigo...

    ResponderEliminar
  2. Andar de Eléctrico à tarde faz-me sentir uma personagem de Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  3. Estimado VV,

    Grato pela sua observação. De facto tínhamos a ideia de que o primeiro eléctrico a circular em Portugal teria sido na Invicta, contudo, deixamo-nos atraiçoar pela informação do site da Carris (http://www.carris.pt/pt/historia/) que apenas considera a evolução deste meio de transporte na cidade de Lisboa.
    Uma vez mais obrigado pelo seu reparo, mas permita-me que lhe chame a atenção para o facto deste espaço não ser de modo algum bairrista ou regionalista. Nós mais do que ninguém defendemos uma visão integral de Portugal, em toda a sua heterodoxia e diversidade.
    Tratarei agora mesmo de corrigir o texto.

    Um abraço português,
    NCP

    ResponderEliminar
  4. Cara Eliana,

    Fazer uma viagem de eléctrico, seja pelas ruas de Lisboa, ou junto às margens do Douro na cidade do Porto, permite-nos voltar atrás no tempo e contemplar toda uma outra realidade, aparentemente exclusiva dos domínios da criação literária e poética. É de facto uma experiência única, da qual todos devíamos desfrutar.

    Um abraço,
    NCP

    ResponderEliminar