terça-feira, 9 de julho de 2013

Ciclo dedicado a Agostinho da Silva na FNAC do Chiado

«Que loucura vos tomou, meus irmãos homens? Urge que apeeis o Acaso do lugar divino que lhe destes, que lanceis, como diques e caminho da vida, as fortes linhas da inteligência ordenadora e da vontade, que acima de tudo se habitue a vossa alma a construir a existência com a pureza, o nítido recorte e a querida abstenção da estrofe de um poema.»
Agostinho da Silva em Textos e Ensaios Filosóficos.

Amado por uns e incompreendido por outros, Agostinho da Silva foi, indiscutivelmente, um filósofo visionário e um educador de primeira linha. Figura cimeira da cultura portuguesa do século XX, acabou por tornar-se no rosto mais familiar da filosofia portuguesa. Passados quase 20 anos sobre o seu desaparecimento a sua obra continua a revelar-se bastante actual, apontando algumas possíveis saídas para a tremenda crise que hoje atravessámos.
Homenageando e lembrando o filósofo das Conversas Vadias, a Associação Agostinho da Silva promove entre os meses de Julho e Setembro deste ano, um ciclo de conferências que abordarão diferentes aspectos da sua vida e obra. Este ciclo realizar-se-á na FNAC do Chiado, em Lisboa, tendo o seu início marcado já para o próximo dia 11 de Julho. As 6 sessões que constituem este périplo em torno de Agostinho da Silva terão lugar pelas 18:30, sendo a entrada livre e aberta a toda a comunidade. 

Agostinho da Silva numa visita à Torre de Belém.

:: Programa ::

11 de Julho
Agostinho da Silva, 1906-1944, por Rui Lopo

18 de Julho
A Poesia de Agostinho da Silva, por Maurícia Teles da Silva

25 de Julho
Agostinho da Silva e a Lusofonia, por Renato Epifânio

5 de Setembro
Agostinho da Silva e a Cultura Portuguesa, por Miguel Real

19 de Setembro
Agostinho da Silva e A Educação de Portugal, por Luís Santos

26 de Setembro
Espiritualidade, política e lusofonia na mutação de paradigma civilizacional segundo Agostinho da Silva, por Paulo Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário