segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lisboa casta Princesa, Rainha das Cidades Europeias em 2012

«Diz La Martinière, no seu dicionário Geográfico:
"A tradição afirma que Ulisses, depois da destruição de Tróia, viera a estes distritos e que lançara os primeiros fundamentos de Lisboa, que se ficou chamando Ulissipone, ou Ulissipo ou mesmo Olissipo: mas pode ser que a parecença de nomes ocasionasse essa opinião. Com efeito além de ser difícil provar que Ulisses saíra do Mediterrâneo, o verdadeiro nome da cidade não era nenhum daqueles, mas sim Olissipo, como se vê de uma inscrição achada em Lisboa. " - Ainda hoje esta tradição medieval é corrente entre os fadistas, há bastantes cantigas jocosas a Ulisses, como fundador de Lisboa.
»
Teófilo Braga em Contos Tradicionais do Povo Português (Vol. II).

Lisboa representada numa gravura do séc. XVII.

Seja qual for a origem histórica da velha capital do Império Português, pesará sempre sobre ela a imensa carga mitológica conferida pela aura de Ulisses, esse herói grego, a quem a tradição atribui a sua fundação.
Não podemos porém negligenciar a maternidade civilizacional, tanto espiritual como concreta, da nossa cidade de Lisboa. Dela partiram as naus e caravelas portuguesas responsáveis pelo desbravamento do mundo, destruindo velhos mitos e medos que assombravam o consciente inconsciente do Homem, imortalizando a glória da nossa terra e a têmpera das nossas gentes.
Séculos de História, nos quais a urbe olisiponense se converteu, entre outras coisas, no centro do mundo, fizeram de Lisboa a verdadeira cidade da luz, não obstante a atribuição deste epíteto à capital francesa mas, como nos perdoarão os franceses e em particular os parisienses, sem qualquer fundamento, literal ou metafórico, quando mergulhemos nas mais antigas e profundas raízes históricas, culturais, espirituais e mitológicas da nossa capital.
Lisboa foi e é ainda hoje pioneira em variados aspectos, revelando na sua beleza material um toque de Midas no que concerne às mais belas manifestações da actividade transformadora do meio pelo ser humano. Tendo acompanhado sempre os desenvolvimentos urbanísticos e arquitectónicos, na medida do possível face às naturais restrições impostas pela malha urbana que a compõe, Lisboa figurou sempre a neste nível como uma das mais belas e influentes capitais do mundo. Esse factor conduziu à sua distinção com o título de European City of the Year 2012, atribuído em Novembro de 2011 pela Academy of Urbanism.
Façamos por isso jus ao nosso título, mostrando também através do nosso turismo o mérito das nossas conquistas, assim como a importância universal da nossa missão.

Lisboa, casta Princesa, numa versão com arranjos orquestrais do maestro
Joaquim Luís Gomes.

1 comentário:

  1. É de facto notável e de louvar este acontecimento! Muitos parabéns aos milhares de homens e mulheres que, através destas centenas de anos, fizeram de Lisboa aquilo que é hoje.

    ResponderEliminar