terça-feira, 12 de julho de 2011

III Jornadas do Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS/IF/FCT)

«Como é evidente, a escrita medieval é inicialmente monopólio da Igreja. Só a partir do século XII começa a ser usada também pelos príncipes e senhores, mantendo-se, no entanto, até  aos finais do século XV, o controle clerical sobre toda a escrita, mesmo a que a dimanava do poder político. Ora a escrita clerical dita as normas, expõe as crenças, legitima as práticas, mas não descreve a realidade. No fim do Império Romano, a Igreja, tendo alcançado uma posição de poder, combate a desordem bárbaras, defende a paz social, a hierarquia e o respeito pela lei. Carlos Magno consagra o princípio de que o poder terrestre tem como objectivo final instaurar o Reino de Deus sobre a Terra. A sociedade cristã deve aproximar-se tanto quanto possível do seu modelo ideal que é a Jerusalém celeste.»
José Mattoso e Bernardo Vasconcelos e Sousa em História
da Vida Privada em Portugal: a Idade Média
.

(Clicar na imagem para ampliar.)

Inicia-se amanhã, pelas 10h, na Círculo Universitário do Porto, o III Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade que se prolongará até à próxima Quinta-Feira, dia 14 de Julho. Ao longo destes dois dias de trabalho, investigadores nacionais e estrangeiros debaterão várias temáticas subordinadas às áreas da Literatura, Pensamento e Sociedade durante o período da Idade Média, à luz de pressupostos metodológicos de carácter eminentemente interdisciplinar. 
Organizado com o apoio do Instituto de Filosofia e do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos da FLUP, este seminário é de entrada livre, no entanto, a organização solicita um breve contacto prévio através do seguinte endereço de correio electrónico: seminariomedieval@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário