domingo, 9 de outubro de 2011

Colecção "Arquitectos Portugueses"

«Toda a obra que deva perdurar tem de ser edificada com observância das leis da estática e conhecimento da qualidade dos materiais que nela se empregam; e onde quer que haja desprezo ou ignorância destas condições, logo a matéria se vinga prejudicando o trabalho do Homem ou escarnecendo a sua inépcia. Mas, na construção da casa que nos servirá de moradia, não basta respeitar com rigor o que a ciência apura e prescreve em matéria de conta, peso e medida. A segurança aqui é como certas virtudes que têm o dom de despertar e atrair outras qualidades simpáticas que as vêm reforçar. À estabilidade que o cálculo matemático garante, devemos nós generosamente acrescentar a margem de largueza que reforça a segurança e lhe dá propriedades de duração. A isto chamamos edificar com SOLIDEZ.»
Raul Lino em Alguns apontamentos sobre o 
arquitectar das casas simples

(Clicar na imagem para ampliar.)

O Público começou a distribuir na passada Quinta-Feira uma interessante colecção de divulgação cultural dedicada a alguns dos principais nomes da arquitectura portuguesa. São 12 livros que revisitam a vida e obra de personalidades como Raul Lino, Souto Moura, Álvaro Siza Vieira, Marques da Silva, Cassiano Branco, Fernando Távora, João Mendes Ribeiro, entre outros.
Com uma periodicidade semanal, esta colecção encontra-se disponível nas bancas todas as Quintas-Feiras, entre 6 de Outubro e 19 de Dezembro, sendo o preço de cada livro de apenas 6,90€. A primeira entrega, dedicada a Raul Lino, teve um custo de apenas 3€, encontrando-se ainda disponível na maioria dos quiosques e papelarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário