segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A mulher e a mentira

Figura tradicional da autoria de Bordalo Pinheiro.

A mulher e a mentira
São dois amantes leais.
Se a mentira é mentirosa,
A mulher é munto mais!

Assim que a casa chegar,
Fazem queixas ao marido:
Tenho o meu corpo dorido,
E é de tanto trabalhar!

Começa o homem a intrujar,
Com palabrinhas tais,
Que o homem acardita a queixa.
A mentira nunca a deixa, 
São dois amantes leais.

A mulher q'ando se lebanta,
bai logo co'a manha fisgada.
Trata logo dum-a torrada
Assim que ó lume s'assenta.

Nunca almoça, nunca janta,
É isso que me admira!
A falar ninguém as bira,
A um-a só'lheira sentada.
Está muito bem comparada,
A mulher e a mentira!

Fazem grandes fritangadas, 
E tigelas de café,
E dizem aos filhos:
- Comer e boca calada,
Ao pai nunca se diz nada...

Assim faz quem é gulosa.
Há muita mulher bondosa,
Num há regra sem excepção,
Mas à mentira todos bão.
Se a mentira é mentirosa.

Têm «muntas» por costume,
Como há pouco eu as oubi dezer:
- 'Inda hoje num comi,
Só se foi brasas de lume,
Essas são as princepais!
Já num aguento os cabedais!
Bá lá mais uma rapésada...
Se a mentira é confiada,
A mulher é munto mais.

Recolha feita por Isabel Silvestre, publicada em Memória de um Povo.

2 comentários:

  1. Muito bom! A ortografia dá um toque especial.
    Estou sempre a aprender! :)

    ResponderEliminar
  2. A Isabel Silvestre teve o cuidado de captar até a pronuncia na qual é verbalizada a sabedoria popular! ;)

    ResponderEliminar