quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mente, Meditação e Despertar da Consciência: um novo paradigma

Integrado no ciclo de conferências Consciência e Religião: Perspectivas promovido pelo Município de Barcelos desde o início do presente ano, será apresentada por Paulo Borges no próximo dia 19 de Novembro, pelas 21:30, uma comunicação subordinada ao tema Mente, Meditação e Despertar da Consciência: um novo paradigma.
Após a conferência, haverá ainda espaço para a apresentação do segundo número da revista Cultura entre Culturas, agora dedicado ao tema Encontro Ocidente-Oriente, assim como do último livro de Paulo Borges intitulado Descobrir Buda.
Esta iniciativa decorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos e tem entrada livre.

(Clicar na imagem para ampliar.)
A comunicação mostra como a milenar tradição budista e a ciência contemporânea se unem na constatação de que o treino regular da mente, ou meditação, em exercícios de atenção plena e sensibilização a todos os seres sencientes, contribui para uma transformação profunda da consciência individual e, a partir daí, da sua percepção e presença no mundo. Os benefícios da meditação são assim globais, abrangendo não só a esfera da espiritualidade e da cultura, mas convidando também a uma transformação social, económica e política segundo um novo paradigma holístico, em que se vise o bem comum à natureza e a todos os seres vivos. 

Paulo Borges - Lisboa, 5.10.1959. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. Presidente da Associação Agostinho da Silva e da União Budista Portuguesa. Vice-Presidente da Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente. Co-director da revista Nova Águia e director da revista Cultura ENTRE Culturas. Últimas obras: O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia), 2005; Agostinho da Silva. Uma Antologia, 2006; Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva, 2006; Línguas de Fogo. Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva, 2006; Princípio e Manifestação. Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes, 2 vols., 2008; A Cada Instante Estamos A Tempo De Nunca Haver Nascido, 2008; Da Saudade como Via de Libertação, 2008; A Pedra, a Estátua e a Montanha. O V Império no Padre António Vieira, 2008; O Jogo do Mundo. Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa, 2008; Uma Visão Armilar do Mundo, 2010.
 Extracto retirado do sumário da conferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário