sexta-feira, 18 de março de 2016

Gago Coutinho - O Almirante com Alma de Tenente

Em 1922, a bordo do hidroavião Lusitânia, o almirante Gago Coutinho da Armada Portuguesa e o oficial da Marinha Portuguesa Sacadura Cabral tornaram-se pioneiros da aviação ao efectuar a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro.
Tratava-se de reavivar o fogo aventureiro e audacioso do homem português, recuperando a memória do navegador Pedro Álvares Cabral em vésperas de mais um aniversário da independência do Brasil. Esta empresa levada a cabo por dois heróis portugueses do século XX, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, não foi apenas um acto de aventura, mas também um passo de gigante ao nível do conhecimento científico e da própria ciência aeronáutica.
Os avanços científicos desta expedição deveram-se sobretudo a Gago Coutinho, um homem admirável que se notabilizou mundialmente face aos seus contributos ao nível de áreas de conhecimento como a Matemática, Geografia, Cartografia, entre outras. Homem culto e erudito era de natureza simples e trato afável, tanto se destacando nas principais conferências e encontros científicos mundiais bem como, por exemplo, no trabalho de campo em Timor, ou no coração do continente africano.
Quando morreu, a 18 de Fevereiro de 1959, Gago Coutinho recebeu honras de um herói, tendo sido aclamado em todo Portugal. Para a história ficou o nome de um homem brilhante e singular que, entre muitas outras coisas, contribuiu de forma científica e simbólica para o estreitamento de laços entre Portugal e o Brasil.
Gago Coutinho - O Almirante com Alma de Tenente é o título de um documentário realizado pelo cinquentenário da morte do biografado que revela alguns dos aspectos mais relevantes da sua vida e obra.

Gago Coutinho - O Almirante com Alma de Tenente (2009), um documentário de 
Vasco Matos Trigo com realização de Rui Nunes.  

Sem comentários:

Enviar um comentário