domingo, 26 de abril de 2015

A natureza política do primeiro modernismo português no centenário da revista Orpheu

Ao longo do corrente ano celebram-se inúmeros centenários associados a momentos altos da História de Portugal e da cultura portuguesa. Dos incontornáveis 600 anos da Conquista de Ceuta, marcando o início da Expansão Portuguesa, passando pelas efemérides ligadas ao primeiro centenário da morte de Sampaio Bruno, ou os 100 anos da publicação de obras marcantes e definidoras da cultura portuguesa, tais como Arte de Ser Português de Teixeira de Pascoaes e O Valor da Raça de António Sardinha, motivos não têm faltado para a realização de inúmeras publicações, encontro e debates.
Neste contexto, 2015 marca também a passagem dos primeiros 100 anos desde a publicação do primeiro número da revista modernista Orpheu, onde pontificaram os nomes de Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro, Luís de Montalvor, Ruy Coelho, António Ferro, entre outros. Um marco deveras importante para a cultura portuguesa do século XX, ao nível da arte, do pensamento, da intervenção político-social e da estética. 
A propósito de Orpheu, no passado dia 21 de Abril, na sua crónica habitual no semanário SOL, Jaime Nogueira Pinto destacou a «restauração dos sinais e valores da Memória e da Tradição e a recusa do optimismo e do progressismo» por parte da geração de Pessoa, Almada, Sá-Carneiro e seus companheiros do projecto Orpheu, lembrando que o nosso primeiro modernismo era de inspiração reaccionária, integrando-se num «nacionalismo activista e simbolista, expresso ou subentendido na forma e na inspiração da poesia e da crítica». Alertando-nos para as «lentes deformadoras do ressentimento ideológico», bem como para a falta de seriedade de grande parte dos investigadores actuais que procuram esconder a raiz político-ideológica dos nossos primeiros modernistas, Jaime Nogueira Pinto traçou um percurso bastante interessante da geração de Orpheu. Vale a pena ler.

(Clicar na imagem para aceder ao artigo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário