quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O regresso da Banda do Casaco

Banda do Casaco em meados de 1978.

A lendária Banda do Casaco está de regresso e com ela três novas edições de luxo que celebram os 40 anos da sua fundação. Assim, no próximo dia 25 de Novembro chegará às lojas uma compilação com 16 dos grandes êxitos do grupo, intitulada 40 Anos de Som, bem como duas caixas onde se poderá encontrar a discografia integral da Banda do Casaco, contendo os seus sete álbuns, remasterizados este ano por José Fortes; faixas extras e inéditas; o DVD Banda do Casaco ao Vivo, com gravações de concertos em 1975, 1977 e 1984; telediscos e actuações na televisão; e ainda o CD Origens, com gravações de outros projectos como os Musica Novarum, Daphene, ou Family Fair que antecederam a criação da própria Banda do Casaco. 
A compilação com o melhor da Banda do Casaco contará com um alinhamento onde figuram temas célebres como: A Cavalo Dado, Morgadinha dos Canibais, País: Portugal, Malfamagrifana, Estranha Força, Salvé Maravilha, Alcateia II, Consilação, Dono da Noite, entre outros. Quanto ao trabalho trabalho gráfico desta edição, é desde já sabido que a capa contará com uma ilustração da autoria do incontornável Carlos Zíngaro.
Formados em 1974 por António Pinho, Luís Linhares, Nuno Rodrigues e Celso de Carvalho, este grupo foi responsável pela gravação de importantes trabalhos como Dos Benefícios dum Vendido no Reino dos Bonifácios (1975) ou Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos (1977). O carácter seminal da Banda do Casado, um dos mais brilhantes e originais projectos do seu tempo, será certamente um motivo mais do que suficiente para atrair atenção de qualquer apreciador de música portuguesa, constituindo estas edições uma oportunidade soberana para reunir todos estes importantes documentos, ilustrativos de um dos últimos grandes períodos criativos da nossa cultura popular. A não perder!

Teledisco do tema Enterro do Tostão.

Sem comentários:

Enviar um comentário