sexta-feira, 30 de novembro de 2012

'Operação Outono', um olhar sobre a conspiração

John Ventimiglia, actor da famosa série Sopranos é o General Humberto Delgado. 

Num espaço de aproximadamente dois meses, estrearam nas salas de cinema nacionais, três filmes portugueses dedicados a temas ligados à nossa história. Operação Outono, dirigido por Bruno de Almeida, mais conhecido do âmbito do cinema documental, foi o último a chegar às salas, relatando-nos uma das perspectivas mais comummente aceites acerca dos acontecimentos que envolveram a morte do General Humberto Delgado.
Independentemente de gostar-se ou não do enredo, criado segundo uma das interpretações feitas a partir dos factos históricos, este filme, não sendo uma obra-prima da sétima arte, contém alguns aspectos e momentos de altíssimo nível. Referimo-nos nomeadamente às representações de José Nascimento, no papel de Barbieri Cardoso, Diogo Dória, encarnando Mário de Carvalho e, por fim, o fadista Camané, numa surpreendente actuação enquanto António Semedo, um guarda fronteiriço com ligações à rede de informadores da PIDE. Claramente evidentes, os parcos recursos para a realização deste filme são em certa medida colmatados através de uma conseguida ambiência de inspiração conspirativa, decorrente ao longo de toda a acção e para a qual muito contribuiu a participação dos Dead Combo, responsáveis pela interessantíssima banda sonora que nos recorda os míticos compositores dos clássicos do cinema italiano de máfia e conspiração.
A escolha de John Ventimiglia para o papel de Humberto Delgado parece-nos uma escolha menos conseguida. O conhecido actor da série Sopranos aparenta ser bastante mais novo do que o general português era na realidade aquando dos factos retratados, sendo que a dobragem feita por cima da sua voz também não abona muito em favor da qualidade da sua prestação. Já Carlos Santos que interpreta o papel de Rosa Casaco é caracterizado de forma inversa, ou seja, aparentando ser mais velho do que aquilo que o controverso inspector era na realidade.
Não obstante a forma clara como transparece a incompatibilidade ideológica de Delgado com os traidores de Argel – socialistas e comunistas – Operação de Outono acaba por os ilibar da morte do general, sendo as culpas inteiramente atribuídas a uma célula independente da PIDE. Organização cujos funcionários são neste filme estigmatizados e politicamente apresentados de forma tendenciosa e pouco abonatória como rudes, mal-educados, incompetentes e, em geral, muito pouco inteligentes.

Trailer de Operação Outono, um filme de Bruno de Almeida sobre
o assassinato do General de Humberto Delgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário