quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Aristides de Sousa Mendes: uma fraude histórico-consular!

Vítor Norte representa o papel de Aristides de Sousa Mendes.

Rodado em 2011, Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, foi pela sua temática um filme bastante aguardado pelo público nacional. A recente “criação” desta personalidade histórica, apelidada em boa-fé como o “Schindler português”, despertou o interesse para aquela obscura figura que, da noite para o dia, saltou para a ribalta em virtude de ter, supostamente, salvo a vida a 30000 almas durante a II Guerra Mundial, não obstante ter colocado em risco a neutralidade portuguesa naquele conflito, ou a própria sobrevivência de Portugal enquanto nação soberana.
Realizado por João Correa e Francisco Manso, este filme acabou por ver a sua estreia adiada durante a primeira metade deste ano, chegando só agora às salas portuguesas. As filmagens centraram-se sobretudo na região do Minho, nomeadamente na cidade de Viana do Castelo. A publicidade feita a alguns dos espaços nobres da cidade é bastante evidente, como se a justificar uma base de apoios e patrocínios à semelhança do que acontece com as produções de telenovelas mais amadoras, ou de baixo orçamento. O modo como surgem certos planos, mostrando locais como a Pousada de Santa Luzia, Praça da República, Teatro Municipal Sá de Miranda e até o famoso restaurante 3 Potes, leva este filme a roçar os limites do mau telefilme.
Acerca das representações e caracterizações das personagens pouco de bom poderemos acrescentar. Assemelhando-se a uma transposição do filme A Lista de Schindler para um teatro de escola, o enredo ficcional que abraça esta fantasia histórica é notoriamente fraco e pouco elaborado, tornando-se previsível e quase infantil.
Tudo parece pequeno e medíocre no Cônsul de Bordéus, um filme de fugir que em nada prestigia o cinema português contemporâneo.


Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus.


1 comentário:

  1. Infelizmente o seu comentário é bem verdadeiro, fui ver o filme ao cinema e achei-o bastante medíocre.

    ResponderEliminar