segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pensamento, Cultura e Lusofonia na FLUP

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) organiza este Verão, entre as suas acções de formação contínua, um curso de 30 horas subordinado ao tema Pensamento, Cultura e Lusofonia: os exemplos de Fernando Pessoa e de Agostinho da Silva. Trata-se de uma formação que surge num momento bastante oportuno, no qual urge redescobrir e projectar alguns aspectos da nossa cultura e identidade.
Fernando Pessoa e Agostinho da Silva são dois nomes incontornáveis da cultura nacional. Pessoa dispensa qualquer apresentação nos quatro cantos do mundo, sendo um ícone da literatura portuguesa e mundial do século XX. Agostinho da Silva, pensador universal, é provavelmente a personalidade de maior consenso dentro do mundo lusófono, começando agora a conquistar também outros públicos e horizontes. Não é por isso de modo algum despropositada a iniciativa da FLUP de organizar um curso sobre estas duas figuras cimeiras da cultura e pensamento portugueses.
Esta acção de formação encontra-se a cargo de Celeste Natário e Renato Epifânio, membros do grupo de investigação Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal, do Instituto de Filosofia da FLUP. Tendo uma duração de 30 horas, distribuídas por sessões teórico-práticas, com início já no próximo dia 18 de Junho, este curso prevê ainda a visita a alguns espaços marcantes na vida dos dois autores, nomeadamente à última residência de Fernando Pessoa, hoje Casa Fernando Pessoa (Lisboa), assim como à localidade Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), onde Agostinho da Silva passou parte da sua infância, logo após ter nascido na cidade do Porto.
O programa deste curso encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira será dedicada a Fernando Pessoa, abordando temas como o seu pensamento poético e filosófico, a problemática heteronímica, as múltiplas “mensagens” da sua obra, bem como a actualidade do seu pensamento; a segunda, consagrada a Agostinho da Silva, versará sobre matérias ligadas à questão do activismo cultural e cívico, à sua experiência no Brasil, ao reencontro com a portugalidade e a problemática da lusofonia.
Com o seu término calendarizado para 16 de Julho, esta formação confere ainda um total de 3 ECTS (European Credit Transfer System) a todos os participantes que a concluam com aproveitamento positivo. Para mais informações e inscrições consulte-se https://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=FCPCL

(Clicar na imagem para ampliar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário