domingo, 5 de junho de 2011

Desvendados os segredos dos cagarros

O jornal Público divulgou há dois dias atrás, numa das suas secções digitais intitulada Ecosfera, a existência de um projecto de investigação científica que visa o desvendamento de alguns segredos relativos a uma das mais características aves marítimas do Arquipélago dos Açores, a calonectris diomedea. Mais conhecido por cagarro ou cagarra, esta ave, outrora abundante em toda a região açoriana, encontra-se hoje protegida em virtude das múltiplas ameaças que enfrenta.
De modo a aprofundar os conhecimentos acerca deste animal, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) anunciou a realização de uma experiência única a nível mundial que consiste na introdução de uma câmara de filmar num ninho de cagarros captando, 24 horas por dia, imagens do seu processo de nidificação. Algo até agora praticamente desconhecido por grande parte da comunidade científica internacional.  
Uma das principais curiosidades desta iniciativa promovida pela SPEA, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), Câmara Municipal do Corvo e a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), ao abrigo do programa LIFE - Ilhas Santuário para as Aves Marinhas, destaca-se pelo facto de qualquer pessoa no mundo poder aceder às imagens desse ninho em tempo real, através de uma simples visita a http://cagarro.spea.pt.
Trata-se de uma excelente oportunidade para a comunidade científica promover junto do grande público uma maior sensibilidade e consciência para a protecção ambiental e ecológica, salvaguardando-se de igual modo a enorme biodiversidade existente em Portugal.

Calonectris diomedea, também conhecido por pardela-de-bico-amarelo, cagarro
ou cagarra, é uma ave marítima ameaçada, característica das ilhas dos açorianas.

Sem comentários:

Enviar um comentário