sábado, 23 de outubro de 2010

Biblioteca Particular de Fernando Pessoa colocada online


A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa foi finalmente colocada online de forma parcial, através do site da Casa Fernando Pessoa. Dizemos de forma parcial uma vez que, ao contrário do que nos foi avançado pela comunicação social e órgãos porta-voz da Casa Fernando Pessoa, nem todas as obras se encontram  disponíveis para consulta online, havendo algumas que, mesmo em formato digital, conservam o estatuto de reservadas. Uma vez mais questionamo-nos sobre o porquê desse medo numa partilha que é também um direito de todos.
Polémicas à parte,  as fontes oficiais informaram que os livros constituintes da biblioteca do autor, estão agora ao alcance do mais comum dos cidadãos, apenas à distância de um clique. 
Num total de 1140 livros e manuscritos pertencentes à colecção privada do autor, esta iniciativa, patrocinada pela Fundação Vodafone Portugal, disponibilizou um importante acervo para os investigadores do universo pessoano espalhados mundo fora. Resta-nos agora esperar que semelhantes iniciativas abranjam brevemente outros importantes autores e pensadores portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário