terça-feira, 30 de setembro de 2014

Morreu Alpoim Calvão, o herói da "Operação Mar Verde"

«Os anos que me faltarem viver vou dedicá-los a tentar compreender Portugal: o primeiro sonho, Índia; o segundo, Brasil; o terceiro, tão nosso, África. Qual será o quarto?»
Alpoim Calvão numa carta a um amigo (1966). 

Alpoim Calvão (1937-2014).

O Comandante Alpoim Calvão faleceu hoje no Hospital de Cascais onde estava internado devido a doença prolongada. O herói da Marinha Portuguesa tinha 77 anos. Porém, o seu espírito mantinha a mesma vibra que o fez distinguir durante os anos em que serviu Portugal militarmente.
Foi um dos mais condecorados militares portugueses, tendo recebido a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a do Comportamento Exemplar e ainda duas cruzes de guerra, entre outras distinções. Contudo, o que haveria de o tornar famoso e quase lendário nos anais da nossa História Militar foi o facto de ter sido o comandante das forças portuguesas envolvidas na célebre Operação Mar Verde. Uma missão levada a cabo em 1970, durante a Guerra do Ultramar, no território da Guiné-Conacri.
Esta operação teve lugar em Novembro de 1970, tendo como principal objectivo resgatar um grupo de prisioneiros de guerra portugueses, mas também destruir armamento do grupo terrorista PAIGC, eliminar o ditador marxista Sékou Touré e destruir um conjunto de aviões MIG de fabrico soviético, destinados a atacar posições portuguesas na Província de Guiné Bissau.
Apesar do plano ter sido apenas parcialmente cumprido, o sucesso da operação pautou-se pelo resgate dos soldados portugueses, ali feitos reféns às mãos dos terroristas comunistas. Tão obscura como polémica, a  Operação Mar Verde ainda hoje não é reconhecida pelo Estado Português.
Quanto ao nosso herói, agora desaparecido, serviu sempre a Pátria, cumprindo o seu dever com toda a Honra e Fidelidade. Guardemos e honremos a sua memória!

Documentário sobre a polémica Operação Mar Verde, realizada a 22 de Novembro de 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário