sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cronologia da Monarquia Portuguesa

«A cronologia é uma das bases essenciais da História. Sendo esta a ciência que busca o conhecimento e a compreensão do Passado, a História constrói os modelos interpretativos sobre as dinâmicas do Tempo. Ontem, como hoje, é na sucessão dos acontecimentos que buscamos os factos que marcaram a vida dos indivíduos e das sociedades que estudamos. Identificamo-los, isolamo-los, e logo os relacionamos com outros, buscando semelhanças e originalidades que nos possibilitem distinguir continuidades e mudanças, compreender a vontade de personalidades ou os comportamentos colectivos.»
Excerto da introdução da obra Cronologia da Monarquia Portuguesa.
  
(Clicar na imagem para ampliar.)

Algumas das mais importantes obras da historiografia contemporânea portuguesa têm vindo a lume graças ao projecto editorial do Círculo de Leitores. Desde a História de Portugal organizada por José Mattoso, passando pela História da Expansão Portuguesa dirigida por Francisco Bethencourt e Kirti Chaudhuri, até às recentes biografias dos reis e rainhas de Portugal, devemos àquele grupo a publicação de dezenas de títulos dedicados à nossa História. A Cronologia da Monarquia Portuguesa é o mais recente desses volumes.
Articulando-se com as duas monumentais colecções subordinadas aos reis e rainhas de Portugal, responsáveis pelo impulsionar de um importante surto de estudos biográficos na historiografia nacional, esta cronologia promove uma dinâmica em torno da leitura e interpretação dessas recentes monografias. A Cronologia da Monarquia Portuguesa, da autoria de Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro, acompanha todas as nossas dinastias desde o nascimento de D. Afonso Henriques até à proclamação da República em 1910, durante o reinado de D. Manuel II. Organizado a partir das biografias dos nossos monarcas e rainhas, este livro parte essencialmente dos episódios que mais marcaram a nossa monarquia, destacando-se as vivências familiares juntamente com os seus nascimentos, casamentos, mortes, alianças, batalhas, feitos e desventuras.
Correspondendo cada capítulo a um reinado, este trabalho procura destacar não só os principais factos e episódios da monarquia portuguesa, como também outros importantes acontecimentos ocorridos a nível internacional. Esta análise transversal, feita essencialmente com a história da velha Europa, permite aos investigadores, ou meros leitores, uma rápida contextualização da mundividência de cada um dos períodos tratados, proporcionando deste modo uma melhor e mais clara interpretação dos factos.
Relativamente à sua leitura, esta obra reúne a particularidade de poder ser utilizada de modo ambivalente, seja como livro de consulta, resultando numa útil ferramenta para qualquer estudante ou investigador debruçado sobre a temática da História de Portugal, ou como um livro de leitura perfeitamente convencional. Nesse domínio, a simples leitura da Cronologia da Monarquia Portuguesa permite, até aos leitores mais eruditos, aceder a algumas enriquecedoras curiosidades históricas.
Recomendada a todos os apaixonados e interessados na nossa história, esta obra tem como principal ponto negativo a ortografia adoptada, estado publicada segundo o novo acordo ortográfico. Uma opção editorial que esperamos possa vir a ser reequacionada num futuro próximo por parte da direcção do Círculo de Leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário